Dia 1 = TASHKENT
Saída com destino a Tashkent, capital do Uzbequistão. Noite a bordo.
Dia 2 = TASHKENT
Chegada ao aeroporto de Tashkent, procedimentos de alfândega, controle de passaportes, retirada de bagagem e encontro com o motorista da empresa (sem guia) no Terminal de Chegadas, com placa de boas-vindas, após a conclusão de todos os trâmites. Traslado ao hotel (check-in padrão às 14h00) *. Após o café da manhã, deixamos a bagagem e começamos as primeiras visitas pela cidade. Às 09:00, excursão pela parte antiga de Tashkent: Complexo Arquitetônico Khasti Imam (séc. XVI–XVII), incluindo Madrasa Barak Khan, Madrasa Kaffal Shohi, Mesquita Tilla Sheikh; continuação pelo Bazar
Chorsu. À tarde, após o almoço em restaurante local (com suplemento), passeio pela parte moderna da cidade: Praça da Independência e da Eternidade, composta pelo Monumento da Independência e Humanitarismo inaugurado em 1991; Palácio Romanov (visita exterior), projetado pelos arquitetos Geyntselman e Benois e construído em 1891, também conhecido como Palácio do Grão-Duque Nikolai Romanov, que foi exilado ali em 1874 por ter sido acusado de roubar diversas joias da família real russa; Praça da Ópera e Balé, onde se encontra o Teatro de Ópera Navoi, projetado pelo arquiteto soviético Aleksei Shchusev e construído entre 1942 e 1947, com capacidade para 1.400 espectadores; e finalizamos o nosso dia na Praça Amir Temur. Retorno ao hotel e pernoite.
*Chegada antecipada é considerada suplemento adicional; deverá ser pago 100% do valor da noite. As tarifas estão indicadas no tarifário.
Dia 3 = TASHKENT – SAMARCANDA
Depois do café da manhã no seu hotel, partida com destino a Samarcanda pela estrada (350 km, 5 hrs). Chegada a Samarcanda e acomodação no hotel.
=> OPCIONAL: Observatório Ulugbek (século XV) e seu Museu (com entrada)
Almoço em restaurante local (com suplemento), após iniciamos as visitas pela lendária cidade de Samarcanda com a praça mais emblemática do país — a Praça Registán, com suas três grandes madraças: Madraça Tilla-Kari (séc. XVII), Madraça Ulugbek (séc. XV) e Madraça Sher-Dor (séc. XVII); o Mausoléu Gur-Emir (sécs. XIV–XV), que em persa significa “Tumba do Rei” e abriga os túmulos de Tamerlão e de sua família. Amir Timur ou Tamerlão (século XIV) — um dos grandes conquistadores do mundo, que teve um papel importante na história da Ásia Central e do Cáucaso. Criador de um grande império com capital em Samarcanda e fundador da dinastia timúrida. Retorno ao hotel e pernoite.
=> OPCIONAL: Praça Registán noturna para assistir ao espetáculo de iluminação e música (com entrada)
Dia 4 = SAMARCANDA – BUKHARA
Após o café da manhã no hotel. Finalizamos as visitas em Samarcanda com o Complexo Arquitetônico Shakhi-Zinda (séculos IX–XV), construído inicialmente no século IX, onde se encontra a tumba de Qusam Ibn Abbas, primo de Maomé e responsável por levar o islam às terras da atual Ásia Central. É um famoso local de peregrinação do povo uzbeque, razão pela qual está perfeitamente conservado apesar dos milhares de fiéis que o visitam diariamente; Mesquita Bibi-Khanum (século XV), construída por ordem da esposa favorita de Tamerlão, chamada Bibi Khanum, para surpreendê-lo ao retornar de uma longa campanha militar na Índia, contratando os melhores especialistas da Ásia Central para que fosse o maior e mais belo templo do mundo islâmico; e depois fazemos um passeio pelo famoso bazar oriental — Bazar Siab. Pausa para o almoço em restaurante local (com suplemento), após, saída com destino a Bukhara pela estrada (260 km, 5 hrs). Chegada a Bukhara e acomodação no hotel. Pernoite.
Dia 5 = BUKHARA
Pela manhã, após o café da manhã no hotel, visitaremos o Complexo Arquitetônico Lyabi Hauz (séculos XVI–XVII), o coração da cidade, que inclui a Madraça Kukeldash (visita exterior) e a Madraça Nodir Devon Begi, construídas ao redor do maior lago artificial da cidade; depois visitamos a mesquita mais antiga de Bukhara — Mesquita Magoki Attory (século XII, visita exterior); os Três Mercados, complexo de cúpulas comerciais do século XVI conhecido como Primeira Cúpula (Toki-Sarrafon), Segunda Cúpula (Toki-Telpakfurushon) e Terceira Cúpula (Toki-Zargaron) — estruturas abobadadas conectadas a numerosas galerias com lojas e oficinas de artesãos; Madraça Ulugbek (século XV, visita exterior) e Madraça Abdulaziz-Khan (século XVII, visita exterior). Pausa para almoço em restaurante local (com suplemento), em seguida visita ao Complexo Arquitetônico Poi-Kalon, o complexo mais emblemático da cidade, que inclui o Minarete Kalon, erguido em 1127 e que representa a história de Bukhara dos séculos XI–XII; a Mesquita Poi Kalon (século XII), uma das maiores da Ásia Central; a Madraça Miri Arab (século XV, visita exterior), que atualmente continua em funcionamento como escola corânica; a Cidadela Ark (séculos V–XIX, visita exterior), residência dos emires (reis) de Bukhara, símbolo de poder e força; e a Mesquita Bolo-Hauz (século XIX, visita exterior). Retorno ao hotel e pernoite.
=> OPCIONAL: Mausoléu e Fonte Sagrada Chashmai Ayub (com entrada) & Mausoléu dos Samânidas (com entrada)
Dia 6 = BUKHARA – KHIVA
Após o café da manhã, saída com destino a Khiva pela estrada (450 km, 8 horas com almoço). Almoço em um café na rota, local bem simples (com suplemento). Chegada a Khiva e acomodação no hotel. Pernoite.
Dia 7 = KHIVA
Após o café da manhã, conheça Khiva, a cidade de mil e uma noites. Uma cidade-oásis perdida no deserto de Kyzyl-Kum. Com 2.500 anos de história, foi testemunha de duras batalhas e de esplendorosas renascenças. Apesar de toda construída em barro, encanta pela simplicidade e pela harmonia das suas cores. Comece conhecendo o Minarete Kalta Minor, um minarete que deveria ter sido o mais alto do mundo islâmico na época, mas o Cã Mohamed Amin Khan morreu antes de concluí-lo, ficando inacabado tal como podemos ver atualmente; continue para a Madraça de Mohamed Amin Khan, ao lado do Minarete Kalta Minor, construída entre 1845 e 1855 por ordem de Mohamed Amin Khan, é a maior madraça de Khiva e chegou a abrigar mais de 250 estudantes, atualmente convertida em hotel local; após, veja a Madraça Mohammed Rakhim Khan e a Cidadela Kunya Ark; Mesquita Juma, que significa mesquita das sextas-feiras, há registros de sua construção datada do século X, apesar de ter sido reconstruída em 1788, sendo uma das mais antigas de Khiva. Pausa para o almoço em restaurante local (com suplemento), após, continuamos com as visitas em Khiva: Madraça e Minarete de Islom Khodja (o minarete mais alto de Khiva, visita exterior); Madraça e Caravançarai de Allakuli Khan; Complexo Arquitetônico Tash Hovli (harém), o segundo palácio de Khiva, construído por ordem de Allakuli Khan, onde visitamos os pátios, os aposentos das concubinas e o quarto do Cã. Retorno ao hotel e pernoite.
=> OPCIONAL: Mausoléu de Pakhlavan Makhmud (com entrada)
Dia 8 = KHIVA – URGENCH
Após o café da manhã no hotel, traslado ao aeroporto com o motorista da empresa (sem guia) para embarque no voo de retorno.
Fim dos nossos serviços.
SAÍDAS GARANTIDAS:
- MARÇO 16,23 e 30
- ABRIL 6, 13, 20 e 27
- MAIO 4, 11, 18 e 25
- JUNHO 1, 8, 15, 22 e 29
- JULHO 6, 13, 20 e 27
- AGOSTO 3, 10, 17, 24 e 31
- SETEMBRO 7, 14, 21 e 28
- OUTUBRO 5, 12, 19 e 26
- NOVEMBRO 2, 9, 16 e 23
HOTÉIS DO PROGRAMA:
| CIDADE: |
NOITES: |
HOTÉIS CATEGORIA PADRÃO: |
| TASHKENT |
1 |
Green Park / Stay Inn / Afrosiab Regency / Similar |
| SAMARCANDA |
1 |
Shaxzoda Elite / Wellfort / City / Orient Star Samarkand / Shahdil / Koksaroy / Similar |
| BUKHARA |
2 |
Karavan Plaza / Asia Bukhara / Toki Zargaron / Mekhrob Boutique / Zargaron Plaza / Similar |
| KHIVA |
2 |
Arslan Boutique / Erkin Palace / Asia Khiva / Grand Vizir / Pakhlavan / Isokh Hodja / Turon / Similar |
* Praticamente não existem quartos Triplos no Uzbequistão; normalmente são quartos duplos (cama de casal) com cama extra, sofá-cama ou cama dobrável — não são quartos com 3 camas. Por isso, não recomendamos utilizá-los para 3 adultos. Não há desconto para acomodação Triplo.
VISITAS OPCIONAIS (PACOTE DE 5 MONUMENTOS COM ENTRADAS): VERIFICAR VALOR ADICIONAL COM A EMPRESA.
ALIMENTAÇÃO ESPECIAL: A variedade de menus no Uzbequistão não é muito ampla e não existem menus especializados para pessoas vegetarianas, celíacas ou com outras necessidades alimentares específicas. Em caso de solicitação especial, esta será comunicada com antecedência aos restaurantes, para que tentem adaptar o menu contratado dentro das possibilidades locais. No entanto, não é possível garantir uma adaptação total. Caso deseje um menu diferente do oferecido, é de sua responsabilidade assumir os custos adicionais que possam ser aplicados pelo restaurante.
PERDA DE BAGAGEM NO AEROPORTO: Em caso de extravio ou demora das malas, é necessário ir ao aeroporto para recuperá-las (não acontece como na Europa, onde a companhia aérea as entrega ao passageiro em seu hotel). A recuperação da bagagem desviada não está incluída no preço do tour.
ROUPA: Roupas leves e confortáveis, como camisas, peças de algodão, chapéus para proteção solar e calçado confortável para caminhadas no verão. Recomenda-se o uso de protetor solar. Nas visitas a alguns monumentos religiosos temos que enfatizar as visitas interiores, e recomendamos aos turistas o uso de vestidos longos (“maxi”) que cubram cabeça, pernas e braços, especialmente para mulheres.
CLIMA: Clima continental extremo, com invernos frios e verões muito quentes, com temperaturas que variam entre –10°C em janeiro e +40°C em julho. Os verões são secos e de calor intenso.
MOEDA: A moeda local é o soum (so’m). Cartões de crédito VISA são aceitos em caixas eletrônicos em Tashkent. É aconselhável levar dólares americanos, e as notas devem estar em bom estado. O euro é aceito apenas para compras acima de 10 EUR.