1° DIA = TBILISI
Chegada ao aeroporto de Tbilisi. Recepção e transfer ao hotel.
2° DIA = TBILISI
Hoje teremos excursão pela capital. Aqui você irá encontrar muitos edifícios religiosos e culturais: igrejas, sinagogas e mesquitas, que compreendem toda a história do século XIX. Visite o Bairro Abanutubani, onde você poderá usufruir de relaxantes banhos termais. Mais tarde, visite o impressionante Museu de História do Tesouro – exposição dedicada principalmente ao final do século XIX; ou o Museu Nacional de Arte da Geórgia – que expõe incríveis obras de arte por artistas georgianos (visita depende de qual museu estará aberto). Em seguida, teremos uma caminhada pela Avenida Rustaveli – a rua principal de Tbilisi que possui museus, teatros e comércio intenso. Pernoite
3° DIA = TBILISI – MTSLHETA – ANANURI – GUDAURI (140 Km, 2h10min)
Café da manhã. Visite a antiga capital e o centro religioso da Geórgia – Mtskheta e seus locais históricos: a Igreja de Jvari (século VI) e a Catedral de Svetitsjoveli (século XI). Jvari e Svetitskhoveli são um Patrimônio Mundial da Geórgia, consistindo um grupo de igrejas antigas na região de Mtsqueta, exemplos fantásticos de arquitetura medieval religiosa no Cáucaso. Estas igrejas mostram o alto nível artístico e de cultura desse antigo reino. Na estrada, vamos visitar o complexo Ananuri – um complexo arquitetônico constituído por um castelo e duas igrejas, ás margens do rio Aragvi. Dirija até Gudauri, uma das cidades resort da Geórgia, famosa pela prática de esqui. Pernoite.
4° DIA = GUDAURI – KASBEGI – MUKHRANI – TBILISI (190 Km, 3h20min)
Café da manhã. Na parte da manhã, iniciaremos uma rota espetacular ao norte, ao longo do rio Tergi, até Kazbegi, a principal cidade da região. Percurso terrestre através de vales verdejantes e florestas espetaculares, para chegar à lindíssima Igreja da Trindade de Gergeti. Também chamada de Igreja da Santíssima Trindade, senta-se no topo de uma montanha perto do Monte Kazbegi, um dos picos mais altos e mais bonitos do Cáucaso, a uma altitude de 2170 metros. A Igreja Apostólica e Ortodoxa Georgiana do século XIV é um popular ponto de passagem para trekkers na área e pode ser alcançado por uma subida íngreme por 3 horas, ou em meia hora em veículo por uma trilha de montanha áspera (faremos o percurso em veículo 4×4). Depois dirija até Mukhrani, para uma degustação de vinho. No fim da tarde, retorno a Tbilisi. Pernoite.
5° DIA = TBILISI – GORI – UPLISTSIKHE – BORJOMI – AKHALTSIKHE (230 Km, 3h20min)
Partida para Gori, onde você visitará o Museu Josef Stalin – casa onde nasceu o líder soviético. O museu possui um grande número de documentos, como fotografias, pinturas e jornais. Em seguida visita à Cidade das Cavernas de Uplistsikhe (1º milênio aC), habitado até o século XIV. Desde então, as cavernas foram transformadas em alojamentos, lojas e prédios públicos (dos quais o mais antigo é o teatro da Geórgia) e em adegas gigantes. Visite Borjomi – local onde escavações arqueológicas revelaram que as águas minerais locais têm sido utilizadas por pessoas há milhares de anos, difundindo a notícia que poderes restauradores e curativos estão presentes nas fontes minerais da área. Vale a pena experimentar! Pernoite em Akhaltsikhe.
6° DIA = AKHALTSIKH – VARDZIA – BAVRA – GYUMRI (175 Km, 3h45min)
Café da manhã. Partida para a fortaleza de Rabat. Chegada a Vardzia e visita à “cidade das pedras”. Fundada no século XII como uma cidade religiosa fortificada, é um dos melhores exemplos da Idade do Ouro da Geórgia. O complexo originalmente tinha mais de 3.000 cavernas e podia abrigar 50.000 pessoas. Transfer para a fronteira Bavra, mudança de carro e guia. Logo em seguida, partida para Gyumri, segunda capital da Armênia, centro administrativo da região de Shirak. Pernoite em Gyumri.
7° DIA = GYUMRI – EJMIATSIN – ZVARTNOC – YEREVAN (150 Km, 3h)
Café da manhã. Visite o museu das irmãs Aslamazyan, sendo uma delas conhecida como a “Frida Kahlo armênia”. Aqui se encontra uma coleção completa das obras de pintura, gráfica e cerâmica. Na galeria são preservados cerca de 620 trabalhos originais apresentados pelas irmãs, desde 1987. Então, continuaremos nossa excursão aos monumentos centenários Ejmiatsin e Zvartnots. Ambos estão listados como Patrimônio Mundial da UNESCO. A Catedral de Ejmiatsin, fundada em 303, é a residência oficial dos Católicos da Armênia. Continuaremos a viagem até o Templo Zvartnots, construído no século VII pelos católicos Nerses em uma época em que grande parte da Armênia encontrava-se sob controle do Império Bizantinoe durante o início das Conquistas Árabes da Armênia. Pernoite em Yerevan.
8° DIA = YEREVAN – GARNI – GEGHARD – YEREVAN (90 Km, 2h30min)
Café da manhã. Vamos começar o tour na capital da Armênia: Yerevan. Durante séculos, esta cidade foi conhecida como uma “cidade rosa” por causa da cor da pedra com a qual foi construída. Assim, visitaremos a praça da República, a Avenida Mashtoc, a Casa da Ópera e o Ballet, depois de Aram Khachatryan, o parque “Cascad”. Então visitaremos o Museu do Manuscrito da Armênia, chamado Matenadaran; aqui todos os antigos manuscritos armênios são mantidos. Em seguida, visita ao museu Erebuni e ao Memorial do Genocídio conhecido como Tsitsernakaberd. Na parte da tarde, viagem para Garni. Visita à Garni. Este templo pagão foi construído no século I dC. É o único templo preservado dos tempos pagãos na Armênia. Foi dedicado ao deus Mihr, que era o deus da limpeza. Em 1679 foi destruído pelo terremoto. Em 1975 o templo foi restaurado. Em seguida, continuaremos nossa viagem ao Mosteiro Geghard. Seu nome veio da lendária lança que foi usada para perfurar o corpo de Cristo. Embora a fundação exata do mosteiro seja desconhecida, o complexo atual foi construído em meados do século XIII. Depois, visitaremos uma casa de moradores locais, onde você terá a chance de ver e participar da preparação do pão nacional armênio: o delicioso lavash. É muito fino, geralmente vendido em formatos grandes e cozido em fornos de chão: “tonir”. Em 2015, foi inscrito na lista do patrimônio imaterial da UNESCO. Aqui vamos desfrutar do “fast food armênio” composto de pão e queijo. Retorno à Yerevan. Pernoite.
9° DIA = YEREVAN – KHOR VIRAP – ARENI – NORAVANK – YEREVAN (265 Km, 4h25min)
Café da manhã. Visita ao Mosteiro Khor Virap. O mosteiro é um dos lugares mais sagrados dos armênios por ter sido ali que São Gregório Iluminador esteve preso durante 13 anos pelo rei pagão Tirídates III, que Gregório viria a converter ao cristianismo no ano de 301, tornando a Armênia a primeira nação a adotar o cristianismo como religião oficial. Continuaremos nosso passeio em Noravank – um mosteiro do século XII situado entre incríveis rochas no banco de um desfiladeiro sinuoso. Este é o único mosteiro onde podemos encontrar uma escultura única do Pai Deus. No caminho de volta, visitaremos a aldeia Areni, considerada um importante centro de produção de vinho. Você será convidado a saborear esse excelente vinho. Pernoite em Yerevan.
10° DIA = YEREVAN – SEVAN – HAGHARTSIN – SADAKHLO – TBILISI (300 km, 5hs)
Iremos dirigir até o lago Sevan, que é um dos maiores lagos do mundo. Destaca-se pela sua água doce e surpreendentemente azul. Aqui podemos apreciar a paisagem deslumbrante do belo lago. Em seguida, visitaremos o Mosteiro de Sevanavank, situado na Península de Sevan. Visite o Mosteiro de Haghartsin: um dos maiores centros religiosos, culturais e educacionais da Armênia medieval. Dirigiremos para a fronteira entre a Armênia e a Geórgia. Troca de guia e transporte para continuarmos o tour. Dirija para Tbilisi. Pernoite lá.
11° DIA = TBILISI
Transfer ao Aeroporto de Tbilisi para seu voo de retorno.
Bon Voyage!