DIA 1. CALI
Chegada ao Aeroporto Internacional Alfonso Bonilla Aragón. Recepção e traslado ao hotel escolhido.
DIA 2. CALI
Café da manhã no hotel. Iniciaremos no centro da cidade, beirando em alguns trechos o rio Cali, e em outros iremos pela Avenida Sexta até chegar ao complexo religioso de San Francisco, edificado entre os séculos XVIII e XIX e que se destaca pela sua torre mudéjar. Ao lado do rio Cali podemos ver um símbolo da cidade: ‘El gato del río’, uma obra de três toneladas do escultor Hernando Tejada. O passeio termina na colina do bairro de San Antonio, no qual funcionam ateliês de artesanato, antiquários e restaurantes e onde é possível ter uma ótima vista da cidade. De tarde aprenderemos a dançar a salsa do jeito ‘estilo clásico caleño’, considerada por muitos especialistas como a ‘salsa pura’. Este ritmo, que na capital do Valle del Cauca se dança de um jeito especial, é tão importante para a cidade que por esse motivo todos os anos é realizado no mês de setembro o Festival Mundial de Salsa. Hospedagem.
DIA 3. CALI
Café da manhã no hotel. Nossa visita de hoje começará na Fazenda El Paraíso, um casarão campestre do século XIX, descrita pelo escritor Jorge Isaacs em seu romance ‘María’, na qual conta a história de amor de Efraín e María. Este lugar está enfeitado com jardins de rosas nos quais correm águas canalizadas e cujo som produz um efeito relaxante. Daqui sairemos em direção à Fazenda Piedechinche, onde visitaremos o Museu da Cana-de-açúcar, no qual é possível aprender sobre a moagem e a fabricação da panela (uma espécie de rapadura) nos trapiches. Hospedagem.
DIA 4. CALI – ZONA CAFEEIRA
Café da manhã no hotel. No horário programado, traslado pela estrada a uma das cidades que conformam a Zona Cafeeira. Antes de chegar ao hotel, iremos ao município de Buenavista e conheceremos a Fazenda San Alberto, onde aprenderemos sobre o fascinante mundo do café. Neste lugar, em um terraço com vista privilegiada, apreciaremos a paisagem oferecida pelos cafezais nas montanhas ao sul do departamento de Quindío. Na fazenda, além de aprender sobre o processo de produção do grão, poderemos fazer uma degustação de café e saborear um produto de alta qualidade que tem recebido reconhecimentos internacionais em países como Rússia, Coreia do Sul e Bélgica. Hospedagem.
DIA 5. ZONA CAFEEIRA
Café da manhã no hotel. Hoje viajaremos ao município de Salento para visitar o Valle del Cocora, onde cresce a árvore nacional, a palma de cera (uma espécie de palmeira), que pode chegar a medir aproximadamente 60 metros. Um guia local especializado nos levará ao bosque nublado. Depois iremos por uma trilha ecológica ao longo do qual veremos palmas de cera (palmeira típica); também visitaremos criadouros de truta e teremos tempo livre para ir a Salento, uma pequena cidade caracterizada por suas sacadas coloridas na qual entraremos em ateliês artesanais e em seu mirante. Hospedagem.
DIA 6. ZONA CAFEEIRA – MEDELLÍN
Café da manhã no hotel. Durante a manhã pegaremos a estrada para Medellín, realizando antes uma parada em uma das cidades mais belas de Antioquia: Jardín, cuja praça principal está emoldurada por casas com sacadas enfeitadas com diversos tipos de flores e cores. Chegada a Medellín. Hospedagem.
DIA 7. MEDELLÍN
Café da manhã no hotel. Hoje iremos conhecer um dos lugares mais emblemáticos da cidade. Um deles é o Museu de Antioquia, onde está a maior coleção de obras doadas a Medellín pelo mestre Fernando Botero. Entre elas há esculturas, desenhos sobre tela, aquarelas e pinturas em formato pequeno e grande. Outro lugar é o Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe, com sua coleção de aproximadamente 1.600 orquídeas de 200 espécies. Neste lugar realizaremos um piquenique e logo depois iremos de Metrocable, um símbolo do desenvolvimento da cidade. Hospedagem.
DIA 8. MEDELLÍN
Café da manhã no hotel. Nossa visita de hoje começará com um passeio pela região oeste do departamento de Antioquia. Nesta zona a temperatura fica em torno dos 25 graus celsius e podemos ver municípios charmosos como San Jerónimo, conhecido como ‘a terra do cacau’; Sopetrán, com suas frutas, ruas de pedra e casas de pau-a-pique e taipa; e Santa Fe de Antioquia, a primeira capital do departamento. Esta cidade que faz parte da Rede de Cidades Patrimônio da Colômbia, encanta os viajantes com sua arquitetura colonial representada nas fachadas brancas, e também nas portas e janelas de madeira das casas. Também, com a Ponte Colgante de Occidente, construída entre os anos de 1887 e 1895 sobre o rio Cauca. Retorno a Medellín. Hospedagem.
DIA 9. MEDELLÍN – DESTINO FINAL
Café da manhã no hotel. No horário combinado, traslado ao aeroporto para pegar o voo para o próximo destino.